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Os 10 principais indicadores de negócios para desenvolvedores de aplicativos Shopify

Por Timothy Ware em 03 de novembro de 2021
Última atualização em 23 de abril de 2026

Shopify é uma enorme oportunidade para desenvolvedores que procuram expandir para o espaço de micro-SaaS. A Shopify App Store reúne desenvolvedores de aplicativos Shopify e proprietários de lojas Shopify para seu benefício mútuo. 

Para aproveitar ao máximo o tempo e dinheiro investidos em seus aplicativos, os Desenvolvedores de Aplicativos Shopify precisam acompanhar as métricas principais de seu setor. 

Índice:

 

O que é uma métrica de negócios?

Métricas de negócios são simplesmente os indicadores-chave de desempenho (KPIs) usados por gerentes na tomada de decisões. Eles destilam alguma parte do negócio em um valor fácil de ler que pode ser comparado com o setor, concorrentes ou internamente ao longo do tempo.

Essencialmente, as métricas de negócios ajudam líderes e gerentes a entender como o negócio está funcionando bem em qualquer área. 

As métricas podem lhe dar informações sobre desempenho de vendas, satisfação do cliente ou eficiência. 

Boas métricas de negócios são: 

  • Claras e fáceis de entender
  • Relevantes para suas metas de negócios
  • Mensuráveis consistentemente ao longo do tempo
  • Acionáveis (você pode tomar decisões baseadas nelas)

Este último ponto é fundamental. Ter métricas acionáveis é o que impulsiona seu negócio para frente, e é por isso que é importante não apenas medir métricas-chave, mas também ter uma compreensão profunda do que elas significam para o desempenho do seu negócio.  

 

 

O que é Baremetrics?

Baremetrics oferece um painel fácil de ler que oferece todas as métricas principais do seu negócio, incluindo MRR, ARR, LTV, total de clientes e muito mais diretamente no seu painel Baremetrics. Apenas confira esta conta de demonstração aqui.

Conecte Baremetrics ao Shopify e comece a ver toda sua receita em um painel cristalino. Você pode até ver sua segmentação de clientes, insights mais profundos sobre quem são seus clientes, previsão para o futuro e usar ferramentas automatizadas para recuperar pagamentos falhados.

Inscreva-se no versão gratuita do Baremetrics e comece a ver mais sobre suas receitas de assinatura agora.

 

Por que você precisa acompanhar métricas de negócios para Desenvolvedores de Aplicativos Shopify 

Métricas de negócios são fundamentalmente uma forma de responder a perguntas sobre a saúde da sua empresa. Cada uma das métricas de negócios que você acompanha deve responder a uma pergunta simples sobre sua empresa.

Como Desenvolvedores de Aplicativos Shopify, você deve acompanhar essas métricas de negócios ao longo do tempo para que possa ficar feliz com as respostas.

Vamos examinar as 10 principais métricas de negócios para Desenvolvedores de Aplicativos Shopify e as perguntas que elas respondem:

  • Receita recorrente mensal (MRR): Quanto de receita de assinatura você está gerando mensalmente?

  • Churn: Com que rapidez você está perdendo clientes ou receita?

  • Receita média por unidade (ARPU): Quanto você ganha por cliente em média por período?

  • Valor vitalício do cliente (LTV): Quanto valor seu cliente médio traz durante a vida útil de seu contrato?

  • Taxa rápida: Com que eficiência seu negócio está aumentando sua MRR?

  • Custo de aquisição de clientes (CAC): Qual é o custo para integrar um novo cliente?

  • Taxa de velocidade de leads (LVR): Está sua funil de vendas melhorando?

  • Taxa de conversão de leads: Quantos de seus leads se convertem em clientes pagos?

  • Classificação por estrelas: Quanto seus clientes o amam?

  • Proporção de usuários para classificações: Quão apaixonados seus clientes estão por seu produto?

10 métricas de negócios para Desenvolvedores de Aplicativos Shopify

Aqui, vamos orientá-lo através das 10 métricas de negócios para Desenvolvedores de Aplicativos Shopify que você deve estar acompanhando.

 

1. Receita recorrente mensal (MRR): Quanto de receita de assinatura você está gerando mensalmente?

Receita recorrente mensal (MRR) é quanto de receita de assinatura seu aplicativo está gerando em um mês. É uma das métricas principais de empresas de micro-SaaS que usam um modelo de receita de assinatura

Calcular sua MRR é bem simples no papel. Você apenas pega seu número total de clientes e multiplica pela receita média por usuário (ARPU), que é quanto seu cliente médio paga por seu aplicativo mensalmente.

MRR = Número de clientes × ARPU

Digamos que você tem 20 clientes. O cliente médio paga $ 100 por mês. Então, sua MRR seria 20 × $ 100 = $ 2.000.

Isto parece simples no papel, mas sua MRR pode mudar drasticamente de mês para mês, com alguns fatores aumentando e outros diminuindo sua MRR. Vamos examinar isso um pouco mais sob a taxa rápida.

Baremetrics pode mostrar sua MRR automaticamente.

 

2. Taxa de churn: Com que rapidez você está perdendo clientes ou receita?

Churn de cliente e churn de receita mostram quanto você está perdendo mensalmente de seu fluxo de receita recorrente. 

Churn de clientes é a porcentagem de seus clientes que saem cada mês: 

Churn de Clientes = (Clientes Cancelados/Total de Clientes no início do mês) × 100

Churn de receita é a porcentagem de sua MRR que sai cada mês:

Churn de Receita = (Receita Cancelada/MRR no início do mês) × 100

Churn é importante para calcular seu LTV. Reduzir churn, especialmente churn involuntário, muitas vezes pode ser mais barato do que aumentar vendas, então esta métrica de negócios deve sempre ser acompanhada.

Baremetrics pode mostrar seu churn automaticamente.

 

3. Receita média por usuário (ARPU): Quanto você ganha por cliente em média por período?

ARPU é simplesmente a quantidade de dinheiro que o cliente médio paga a você por mês. Você pode calcular ARPU dividindo seu MRR pelo número de usuários ativos:

ARPU = MRR/Clientes Ativos

ARPU pode ser difícil de calcular se você tiver um sistema de preços complicado. Por exemplo, se você tiver múltiplos níveis, complementos e preços por uso, então será mais difícil antecipar quanto de receita seu usuário médio está gerando por mês com antecedência.

Baremetrics pode mostrar seu ARPU automaticamente.

 

4. Valor do tempo de vida do cliente (LTV): Quanto valor seu cliente médio traz durante a vida útil do seu contrato?

O valor vitalício (LTV) é a receita média gerada pelos seus usuários durante todo o tempo em que se inscrevem no seu aplicativo. Pode ser calculado de duas maneiras.

Método 1:

LTV = ARPU × Tempo de vida do cliente

Método 2:

LTV = ARPU/Churn do cliente

LTV é extremamente importante para calcular seu orçamento CAC, que é discutido um pouco mais em CAC.

Baremetrics pode mostrar seu LTV automaticamente.

 

5. Razão rápida: Com que eficiência seu negócio está aumentando seu MRR?

Para entender a razão rápida, você precisa entender MRR e todos os componentes que afetam seu movimento de mês para mês.

Vamos examinar todos esses componentes de MRR:

  • MRR novo é o MRR adicional de novos clientes.

  • Expansion MRR é o MRR adicional de clientes existentes (também conhecido como "upgrade MRR").

  • MRR com churn é o MRR perdido com cancelamentos.

  • Reactivation MRR é o MRR adicional de clientes que fizeram churn e reativaram sua conta.

  • MRR de contração é a MRR perdida de clientes existentes devido a downgrades.

Em termos mais simples, a razão rápida diz como seu app está crescendo. 

É essencialmente a soma de todos os tipos de MRR bons dividida pelo total de todos os tipos de MRR ruins:

Razão Rápida = (Novo MRR + Expansion MRR + Reactivation MRR) ÷ (Contraction MRR + Churned MRR)

Baremetrics pode mostrar sua razão rápida automaticamente.

 

Use Baremetrics para calcular métricas de negócio para Shopify Apps

Pode ser difícil calcular todas as diferentes métricas de negócio para Desenvolvedores de Shopify Apps. É por isso que você deve usar Baremetrics para aproveitar ao máximo seus dados.

Baremetrics monitora a receita de assinatura para Shopify Partners. Baremetrics pode se integrar diretamente ao Shopify e extrair informações sobre seus clientes e seu comportamento para um painel cristalino.

Baremetrics oferece métricas, dunning, ferramentas de engajamento e insights de clientes. Algumas das coisas que Baremetrics monitora são MRR, ARR, LTV, o número total de clientes, despesas totais e muito mais. 

E o melhor é que pode calcular sua razão rápida automaticamente!

Inscreva-se no versão gratuita do Baremetrics e comece a gerenciar seu negócio de assinatura corretamente.

 

6. Custo de aquisição de cliente (CAC): Quanto custa integrar um novo cliente?

CAC é uma das métricas de negócio mais importantes para Desenvolvedores de Shopify Apps. CAC representa o custo total de integração de um novo cliente pagante. Pode incluir tudo, desde suas despesas de vendas e marketing por novo cliente até o custo por cliente de executar seu teste gratuito. 

Vamos examinar a fórmula de CAC:

CAC = Dinheiro Gasto Adquirindo Novos Clientes / Número de Novos Clientes

CAC é uma métrica importante, mas precisa ser combinada com outras para fornecer a você as informações mais possíveis. 

Por exemplo, o Período de retorno do CAC diz quantos meses leva para sua empresa recuperar o que gastou na aquisição do novo usuário.

Além disso, o razão de LTV para CAC diz se você está encontrando novos usuários de forma sustentável. A razão LTV para CAC deve estabilizar em 4 ou superior para garantir que seu crescimento seja sustentável.

 

7. Taxa de Velocidade de Lead (LVR): Seu funil de vendas está melhorando?

LVR diz se você está encontrando mais leads qualificados a cada mês do que no mês anterior. 

Leads de qualidade são aqueles visitantes do seu site que expressaram interesse no seu produto e foram avaliados pelas suas equipes de vendas e/ou marketing como tendo um interesse genuíno em usar seu app.

A seguir está a fórmula da taxa de velocidade de lead:

LVR = ((Número de Leads Qualificados Este Mês – Número de Leads Qualificados Mês Passado) ÷ Número de Leads Qualificados Mês Passado) × 100%

 

8. Taxa de Conversão de Lead: Quantos de seus leads se convertem em clientes pagantes?

A taxa de conversão de leads é o número de leads que eventualmente se tornam clientes. 

Vamos examinar a fórmula da taxa de conversão de lead:

Taxa de Conversão de Lead = (Número de Novos Clientes/Número de Leads) × 100%

 

9. Classificação por estrelas: Quanto seus clientes o adoram?

Embora a maioria das pessoas possa não pensar em classificação por estrelas como uma métrica de negócio para Desenvolvedores de Shopify Apps, não há nada mais importante para a sustentabilidade do seu negócio de app. 

Para subir nos rankings da Shopify App Store, é fundamental que você mantenha uma classificação de cinco estrelas. 

Clientes geralmente só classificam aplicativos quando são motivados por experiências boas ou ruins, então certifique-se de ter um excelente atendimento ao cliente.

 

10. Razão de usuários para classificações: Qual é o grau de admiração dos seus clientes pelo seu produto?

Pode ser frustrante tentar fazer com que os usuários classifiquem seu app, e ainda mais difícil fazer com que escrevam uma resenha. Em média, cerca de 1 em 20 usuários deixará uma classificação, mas se você os incentivar com a mensagem certa na frequência certa, você pode obter mais resenhas.

Para obter a melhor quantidade e mais classificações possíveis, considere enviar um pedido por email logo após sua equipe de atendimento ao cliente resolver algumas preocupações.

 

Resumo

Todas as métricas de negócios para desenvolvedores de aplicativos Shopify visam responder uma ou mais perguntas, e é por isso que você precisa rastrear várias para obter uma visão melhor do seu negócio. 

É aí que a Baremetrics entra.

Baremetrics é uma ferramenta de métricas de negócios que fornece 26 métricas sobre seu negócio, como MRR, ARR, LTV, total de clientes e muito mais.

Baremetrics integra-se diretamente com Shopify, para que as informações sobre seus clientes sejam automaticamente canalizadas para o painéis Baremetrics.

Inscreva-se no versão gratuita do Baremetricse comece a monitorar sua receita de assinatura com precisão e facilidade.

Timothy Ware

Tim é um empreendedor nato. Ele traz seu amor por todas as coisas de negócios para sua escrita. Quando não está ajudando outros no mundo de SaaS a trazer suas ideias para o mercado, você pode encontrá-lo relaxando em seu pátio com um de seus novos jogos de tabuleiro mais recentes. Você pode encontrar Tim no LinkedIn.