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Como calcular MRR para aplicativos Shopify Partner

Por Timothy Ware em 18 de outubro de 2021
Última atualização em 28 de abril de 2026

De suas humildes origens como uma loja online de snowboards baseada em Ottawa, Canadá, Shopify se tornou um gigante no setor de e-commerce. No terceiro trimestre de 2021, superou a Amazon em tráfego!

O que é Shopify Partners?

Talvez seu recurso mais exclusivo, e uma razão importante para seu grande sucesso, seja o sistema Shopify Partner, onde indivíduos e empresas terceirizadas podem vender seus serviços ou aplicativos no chamado espaço micro-SaaS. 

Este sistema trouxe mais funcionalidade, melhor usabilidade e atendimento ao cliente de primeira qualidade, o que teria sido impossível para uma empresa trabalhando sozinha. 

Esses desenvolvedores dedicados até desenvolveram aplicativos para calcular, rastrear e projetar todas as métricas para lojas e aplicativos Shopify direcionados a todas as necessidades imagináveis.

Mas, onde os Shopify Partners rastreiam as métricas de seu portfólio de aplicativos?

 

Baremetrics pode calcular MRR para aplicativos de parceiros Shopify

Uma das métricas mais importantes é a receita mensal recorrente (MRR). MRR é a quantidade de dinheiro que você arrecada mensalmente com assinaturas. 

Na superfície, parece um conceito simples, mas o MRR varia muito, e normalizá-lo em uma representação justa da saúde financeira atual da sua empresa não é fácil. 

Essa complicação só pode aumentar quando os clientes mudam de camadas de preço, compram complementos ou implementam preços baseados em uso.

Felizmente, quando se trata de calcular MRR para aplicativos de parceiros Shopify, juntamente com todos os métricas relacionadas, Baremetrics se destaca. Baremetrics é uma ferramenta de métricas de negócios que fornece 26 métricas sobre seu negócio, como MRR, ARR, LTV, ARPU, churn, total de clientes e muito mais.

Baremetrics integra-se diretamente com Shopify, para que as informações sobre seus clientes sejam automaticamente canalizadas para o painéis Baremetrics

Métrica MRR em tempo real dentro de Baremetrics

Inscreva-se no versão gratuita do Baremetrics e comece a monitorar sua receita de assinatura com precisão e facilidade.

 

Para que servem as métricas de crescimento?

Coletar, compilar e manipular dados com fórmulas para apresentar métricas requer muito esforço. Depois há todo o esforço gasto interpretando e rastreando as métricas ao longo do tempo. Isso pode levar você a se perguntar: qual é o sentido? As métricas vale a pena? 

As métricas estão lá para responder a perguntas simples sobre a saúde do seu negócio, e você as rastreia ao longo do tempo para garantir que esteja satisfeito com essas respostas.

É por isso que você precisa pensar cuidadosamente sobre a natureza, os pontos fortes e fracos do seu negócio, e onde deseja focar seus recursos finitos, e depois rastrear obsessivamente as métricas relacionadas. 

Por exemplo, MRR é ótimo para avaliar sua empresa, mas também ajuda você a rastrear sua trajetória de crescimento como parte do índice rápido de SaaS

 

O que é MRR para aplicativos de parceiros Shopify?

A receita mensal recorrente (MRR) é quanto de receita de assinatura seu aplicativo gera durante um mês. É uma das métricas principais de empresas SaaS e micro-SaaS que usam um modelo de receita de assinatura

Junto com valor vitalício do cliente (LTV) e custo de aquisição de cliente (CAC), MRR está entre as métricas mais importantes para seu aplicativo Shopify Partners. 

 

Como calcular MRR para aplicativos de parceiros Shopify

A primeira coisa que você deve observar é que o MRR é normalizado para o mês seguinte ao princípio de reconhecimento de receita em contabilidade. Isso significa que se você tiver planos anuais e mensais, uma nova inscrição anual não aumentará seu MRR, pois o contrato total será distribuído ao longo da duração. 

Por exemplo, se seu plano anual for $ 1.200, seu MRR aumentará em $ 1.200/12 = $ 100 mensais durante 12 meses, não $ 1.200 no mês atual.

Tendo isso em mente, vamos aos cálculos.

 

O cálculo básico de MRR

Calcular seu MRR é bem simples no papel. Você multiplica seu número total de clientes pela receita média por usuário (ARPU), que é quanto seu cliente médio paga pelo seu aplicativo mensalmente.

MRR = Número de clientes × ARPU

Digamos que você tenha 100 clientes. O cliente médio paga $ 500 por mês. Então, seu MRR seria 100 × $ 500 = $ 50.000.

Isso parece simples, mas seu MRR pode mudar drasticamente de mês para mês, com alguns fatores aumentando e outros diminuindo. 

Para dar uma ideia de quão complicado isso pode ficar, vamos analisar os diferentes tipos de MRR.

 

Quais são os diferentes tipos de MRR?

O que acontece se você tiver um ARPU de $ 500 e seu MRR aumentar em $ 1.000? 

À primeira vista, você pode pensar: "Ganhei dois novos clientes." Bem, isso faz sentido já que você ganhou duas vezes o ARPU, mas e se eu lhe dissesse que você realmente ganhou três novos usuários, enquanto dois usuários desistiram, um rebaixou seu plano de serviço e 11 outros aumentaram para um camada de preço mais cara?

Para entender isso, você precisa analisar cada tipo de MRR separadamente:

  • MRR novo é o MRR adicional de novos clientes.

  • MRR de expansão é o MRR adicional de clientes existentes (também conhecido como "MRR de atualização").

  • MRR com churn é o MRR perdido com cancelamentos.

  • MRR de reativação é a MRR adicional de clientes que cancelaram e reativaram suas contas.

  • MRR de contração é a MRR perdida de clientes existentes devido a downgrades.

 

Como você calcula quanto MRR novo você tem para seus aplicativos Shopify Partner?

À medida que seu negócio cresce e fica mais complicado, torna-se necessário rastrear todos os diferentes tipos de MRR e não apenas sua MRR nova líquida:

MRR Nova Líquida = MRR Nova + MRR de Expansão – MRR Cancelada

 

Use Baremetrics para calcular MRR para aplicativos Shopify Partner

Calcular toda sua receita necessária, métricas de cliente, churn e movimento de MRR, incluindo todos os diferentes tipos de MRR para aplicativos Shopify Partner, pode ser difícil. Por isso você deve usar Baremetrics para aproveitar ao máximo seus dados.

Baremetrics monitora a receita de assinatura para Shopify Partners. Baremetrics pode se integrar diretamente ao Shopify e extrair informações sobre seus clientes e seu comportamento para um painel cristalino.

Baremetrics traz métricas, dunning, ferramentas de engajamento e insights de clientes. O Baremetrics monitora MRR, ARR, LTV, número total de clientes, despesas totais, índice de liquidez imediatae muito mais.

Inscreva-se no versão gratuita do Baremetrics e comece a gerenciar seu negócio de assinatura.

 

Lições-chave para construir a MRR de seus aplicativos Shopify Partner

Aqui estão algumas lições que o ajudarão a melhorar a MRR de seus aplicativos Shopify Partner.

1. Continue dando pequenos passos

Pequenas mudanças incrementais podem se somar ao longo do tempo. Lembre-se do objetivo de melhorar sua MRR e trabalhe para adicionar novas ferramentas, melhorar sua funilou aumentar sua marketing de atração. Apenas não fique complacente com seu sucesso!

 

2. Guie novos usuários para o valor do seu aplicativo

Os testes gratuitos são uma ótima ferramenta de marketing, mas você deve ensinar aos clientes como usar seu aplicativo e incentivá-los a integrá-lo em seus fluxos de trabalho o mais rápido possível. E-mails destacando as ferramentas valiosas do seu aplicativo e como usá-las são uma ótima maneira de fazer com que mais testes gratuitos se convertam em assinaturas pagas.

 

3. Coloque o cliente em primeiro, segundo e terceiro lugar

Os clientes apreciam um bom serviço. Eles querem respostas a e-mails, chats ao vivo, tweets, etc., o mais rápido possível. Esteja disponível e certifique-se de que seu time de desenvolvimento está pronto para corrigir bugs quando forem relatados, seu time de atendimento ao cliente tem conhecimento para responder perguntas e seu time de conteúdo está produzindo conteúdo significativo para manter os clientes lendo seus e-mails.

 

4. Foque nas coisas certas

Os clientes pedirão coisas impossíveis, mas nem toda melhoria solicitada precisa ser implementada. Fique atento a quais ferramentas são mais usadas e quantos usuários estão pedindo a mesma coisa. Foque nas funcionalidades mais solicitadas e que agregam mais valor.

 

5. Cobre de acordo com o valor do cliente

Falamos muito sobre Se você vai construir um programa de indicação,. Também argumentamos regularmente que você não está cobrando o suficiente. Embora $1000/mês possa ser um choque de preço real quando visto na App Store de Shopify Partners, esses aplicativos podem agregar 10, 100 ou 1000 vezes esse valor ao cliente!

Não defina o preço com base em quanto custa para você construir ou adquirir clientes, mas com base em quanto valor você está agregando à loja deles.

 

 

Resumo

MRR, MRR nova líquida e todos os tipos de componentes de MRR são métricas críticas para rastrear em qualquer negócio. Para maximizar o crescimento, você deve ver os impulsionadores do crescimento do seu negócio e qualquer coisa que esteja arrastando o crescimento para baixo.

No entanto, MRR é apenas o começo. Depois de ter todos os componentes diferentes de MRR ao seu alcance, você pode realizar o benchmarking necessário com a taxa rápida de SaaS. 

Saber como seus contratos estão se expandindo ou contraindo, quantos clientes estão encontrando seu aplicativo (e onde), e quantos clientes estão cancelando (e por quê) é obrigatório para ser uma empresa responsiva. 

Sem essas informações, você não pode guiar seus desenvolvedores para construir as funcionalidades que seus clientes desejam. Focar nas ferramentas que agregam mais valor o ajudará a empurrar seus usuários para faixas de preço mais altas.

Você precisa saber onde os clientes o encontram para maximizar seu plano de marketing.

Entender por que os clientes estão cancelando é necessário para reduzir o churn voluntário e eliminar o churn involuntário.

É por isso que você deve usar Baremetrics para monitorar seus dados de vendas.

Baremetrics facilita a coleta e visualização de todos os seus dados de vendas. Quando você tem muitos clientes, pode ser difícil calcular sua MRR, ARR, LTV, etc. Baremetrics faz tudo isso e muito mais para você.

Baremetrics pode até monitorar sua taxa rápida de SaaS. Integrar essa ferramenta inovadora pode tornar a análise financeira perfeita para sua empresa de SaaS, e você pode comece um teste gratuito hoje.

Saiba instantaneamente como seu app Shopify está se comportando, o que está funcionando, o que precisa melhorar e onde focar em seguida.

Perguntas Frequentes

  • Como você calcula MRR para um aplicativo Shopify Partner?
    Para calcular MRR para um aplicativo Shopify Partner, multiplique seu número total de assinantes ativos pela receita média por usuário (ARPU) para esse mês. A regra mais importante a aplicar antecipadamente é a normalização: planos anuais devem ser distribuídos ao longo de doze meses em vez de contados na íntegra no ponto de venda, então um plano anual de $1.200 contribui $100 para MRR cada mês, não $1.200 no primeiro mês. A partir daí, sua visão líquida de MRR requer o rastreamento de cinco componentes separadamente: MRR nova de novos assinantes, MRR de expansão de upgrades, MRR de contração de downgrades, MRR cancelada de cancelamentos e MRR de reativação de clientes retornando. Baremetrics conecta-se diretamente ao Shopify e calcula cada um desses movimentos de MRR em tempo real, para que você nunca tenha que reconciliar manualmente uma planilha para descobrir por que sua receita recorrente mudou de um mês para o outro.
  • Qual é a diferença entre MRR nova, MRR de expansão e MRR cancelada para aplicativos de assinatura?
    MRR nova é a receita recorrente adicionada de clientes que se inscreveram pela primeira vez em um determinado mês, MRR de expansão é a receita recorrente adicional gerada quando assinantes existentes fazem upgrade para uma faixa de preço mais alta ou compram complementos, e MRR cancelada é a receita recorrente permanentemente perdida quando assinantes cancelam. Juntamente com MRR de contração, que é receita perdida por downgrades, e MRR de reativação de clientes inativos que retornam, esses cinco componentes compõem a MRR nova líquida. Rastreá-los separadamente é importante porque uma figura de MRR plana ou em crescimento pode mascarar sérios problemas: receita de expansão forte pode estar ocultando alto churn, ou um pico em MRR nova pode estar compensando uma taxa de retenção deteriorada. Baremetrics exibe todos os cinco tipos de movimento de MRR em um único dashboard para que você possa ver os impulsionadores reais por trás de qualquer mudança na sua receita recorrente mensal.
  • Como rastreio MRR para um aplicativo Shopify Partner sem planilhas manuais?
    A maneira mais confiável de rastrear MRR para um aplicativo Shopify Partner sem planilhas manuais é conectar seus dados de faturamento diretamente a uma plataforma de análise de assinatura que lida com normalização, segmentação e cálculos de movimento de MRR automaticamente. Baremetrics integra nativamente ao Shopify e extrai dados de cliente e faturamento para um dashboard de MRR em tempo real no momento em que você conecta sua conta, sem necessidade de configuração manual. Depois que a integração está ativa, você obtém uma visão ao vivo de MRR nova, MRR de expansão, MRR cancelada, ARR, LTV e ARPU sem tocar em uma fórmula. A partir daí, você pode monitorar sua taxa rápida de SaaS, definir previsões de receita e segmentar clientes por faixa de preço ou intervalo de faturamento para identificar riscos de retenção antes de aparecerem como churn. Mudar de planilhas para software de relatório de MRR com propósito específico remove o atraso e os erros de cálculo que tornam o gerenciamento manual de receita recorrente não confiável conforme sua base de assinantes cresce.
  • Quais plataformas oferecem recuperação automatizada de pagamentos falhados para negócios de assinatura do Shopify?
    Baremetrics oferece recuperação automatizada de pagamentos falhados através de seu recurso Recover, que foi criado especificamente para negócios de assinatura executados em processadores de pagamento como Stripe, Braintree e Recurly. Quando um pagamento falha, Recover automaticamente tenta novamente a cobrança em um cronograma inteligente e dispara sequências de e-mail voltadas para o cliente projetadas para incentivar o assinante a atualizar seus dados de faturamento antes que a assinatura expire. Isso é importante porque o churn involuntário, que é a perda de assinantes causada puramente por pagamentos falhados em vez de uma decisão deliberada de cancelamento, é uma das formas mais recuperáveis de perda de MRR em um negócio de aplicativo Shopify Partner. Recover permite que você rastreie a MRR economizada através de cada ciclo de recuperação diretamente dentro de seu dashboard Baremetrics, para que você possa medir o impacto na receita do seu processo de dunning e saber exatamente quanto a receita recorrente teria sido permanentemente perdida sem intervenção.
  • Como posso fazer benchmark de meu MRR e taxa de churn de aplicativo Shopify em relação a empresas SaaS similares?
    Você pode fazer benchmark de seu MRR e taxa de churn de aplicativo Shopify em comparação com negócios de assinatura comparáveis usando Baremetrics Open Benchmarks, que agrega dados anonimizados de centenas de empresas SaaS para mostrar como suas métricas se comparam por faixa de receita, modelo de negócio e estágio de crescimento. Em vez de adivinhar se uma taxa de churn mensal de 5% é um problema sério ou ruído padrão da indústria, você obtém dados reais de empresas operando em níveis de MRR similares, o que torna possível definir metas que são baseadas no que os negócios de assinatura realmente alcançam em vez de médias industriais aspiracionais. O benchmarking de taxa de churn é mais útil quando combinado com dados de movimento de MRR, porque saber que sua MRR cancelada está acima da mediana para sua coorte lhe dá a justificativa comercial para priorizar investimento em retenção sobre gastos com aquisição.

Timothy Ware

Tim é um empreendedor nato. Ele traz seu amor por todas as coisas de negócios para sua escrita. Quando não está ajudando outros no mundo de SaaS a trazer suas ideias para o mercado, você pode encontrá-lo relaxando em seu pátio com um de seus novos jogos de tabuleiro mais recentes. Você pode encontrar Tim no LinkedIn.