Sumário
Mais Artigos da Academia Comercial
A lista de métricas de SaaS que você pode medir e analisar é longa… alguns poderiam dizer desnecessariamente longa.
Não me entenda mal, dados são uma coisa maravilhosa de ter ao seu alcance.
Ter dados é muito útil, seja para tentar descobrir o desempenho do seu negócio, encontrar novas oportunidades de crescimento ou por qualquer outro motivo.
O que não é útil, porém, é desperdiçar seu tempo rastreando e analisando métricas que:
- Você nunca usará
- Não fornecem insights que você possa agir
- Você nem sabe o que fazer com elas
Em vez de tentar rastrear todas as métricas de SaaS conhecidas, e se você gastasse seu tempo focando nas mais importantes para o crescimento do seu negócio?
E em vez de apenas olhar os números, e se você entendesse por que está rastreando-os e o que os números significam para seu negócio?
Esse é o foco deste guia.
Vamos analisar algumas métricas-chave de SaaS diretamente relacionadas à taxa de crescimento da sua empresa. Vou definir cada uma e mostrar como calculá-las. Mas mais importante, vou contar por que elas são importantes e que insights você pode obter de cada uma—em linguagem simples.
Principais conclusões:
- As empresas de SaaS entendem a importância de bons dados, mas é fácil se ver sobrecarregado com muitas métricas para fazer sentido.
- Focar nas métricas de SaaS que importam é vital, permitindo que você tome decisões mais inteligentes para aquisição de clientes, retenção de receita e muito mais.
- As métricas que mais importam são aquelas que ajudam você a entender sua receita, valor do cliente e fatores que influenciam aquisição, expansões, contrações e churn.
Índice:
- Clientes Ativos
- Receita Recorrente Mensal (MRR)
- Taxa de Execução Anual (ARR)
- Receita Média por Usuário (ARPU)
- Churn
- MRR de contração
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
- Usuários Ativos Diários
- MRR de Expansão
- Valor do Ciclo de Vida (LTV)
- Médio
1. Clientes Ativos
Clientes ativos são usuários que estão pagando atualmente para usar seu produto. Isso exclui usuários em testes gratuitos ou planos gratuitos ou aqueles que estão inadimplentes.
É aqui que seu dinheiro vem.
Por Que Rastrear Clientes Ativos é Importante
Algumas empresas agrupam todos que se inscreveram em seu produto em um único grupo, independentemente do que pagam mensalmente.
Pessoas em um teste gratuito, pessoas em planos gratuitos, pessoas em planos pagos e pessoas que tecnicamente ainda são usuários mas não pagaram você no mês passado—eles simplesmente agrupam todos juntos e os chamam de "usuários".
Separar clientes ativos é útil porque mostra o número de pessoas que pagam você mensalmente, não apenas o número de pessoas usando seu produto.
Aqui está um exemplo de por que medir clientes ativos é importante:
|
Total de Usuários vs. Clientes Ativos |
||
|---|---|---|
|
Mês |
Total de Usuários |
Clientes Ativos |
|
Janeiro |
500 |
300 |
|
Fevereiro |
800 |
380 |
|
Março |
1,100 |
440 |
A tabela acima mostra que o número total de usuários está crescendo significativamente mês a mês. Se você estivesse agrupando todos juntos, você poderia pensar que as coisas estão indo bem.
No entanto, o número de "clientes ativos" está crescendo muito mais lentamente. Isso significa que este negócio atrai principalmente usuários que não pagam nada a você.
Fazer crescer um negócio de SaaS é difícil quando a maioria dos usuários não paga você. Além do fato de estar ganhando menos dinheiro, você também precisa ter em mente que, mesmo que usuários gratuitos não paguem você, eles ainda exigem recursos para apoiá-los.
Em vez de apenas olhar para seu número total de usuários, veja como seus clientes ativos estão crescendo ao longo do tempo. Esse é um indicador muito mais forte de como seu negócio está tendendo, especialmente se você oferece um modelo de precificação freemium.
2. Receita Mensal Recorrente (MRR)
Receita mensal recorrente (MRR) é a quantidade de receita que você obtém de seus clientes mensalmente.
No entanto, MRR é diferente da receita total do seu negócio. Por exemplo, se você tem um negócio de SaaS e vende serviços adicionais pontuais como taxas de configuração, consultoria ou qualquer outro pagamento não recorrente, esses não devem ser contados para seu MRR.
Como o nome sugere, seu MRR deve incluir apenas receita de pagamentos/assinaturas recorrentes.
Você pode dividir seu MRR em dois grupos:
- MRR Novo: MRR ganho de novos clientes
- MRR de Expansão: MRR ganho de clientes existentes (através de upgrades, upsells, etc.)
E assim como você pode ganhar MRR, você também pode perdê-lo a partir de cancelamentos e contrações.
Como Calcular MRR:
O cálculo básico para MRR é simples: Adicione toda a receita que você obtém de seus clientes ativos.
No entanto, fica um pouco mais complicado quando você começa a incluir coisas como planos anuais, cupons e pagamentos atrasados. É por isso que a maioria das empresas de SaaS usa ferramentas como Baremetrics para fazer os cálculos para elas.
Para saber mais sobre como calculamos MRR em Baremetrics, confira nosso artigo de ajuda aqui.
E se você quiser analisar seu MRR, você pode usar nossa ferramenta gratuita uma tentativa.
A Importância da RRM
Nem precisa ser dito, mas você precisa de RRM para manter seu negócio funcionando. Rastrear e analisar sua RRM ajuda você a avaliar sua saúde. Sua RRM está aumentando, diminuindo ou permanecendo relativamente estável ao longo do tempo?
Se sua RRM está aumentando, significa que mais receita está entrando pela porta a cada mês, o que é ótimo. Você está trazendo mais receita do que está perdendo e, esperançosamente, tem uma taxa saudável de crescimento da RRM (saiba mais sobre o que é a taxa de crescimento da RRM e como aumentá-la aqui).
Por outro lado, se sua RRM está tendendo na direção oposta, pode significar que as coisas estão desacelerando. No entanto, você não deve entrar em pânico se sua RRM cair um ou dois meses às vezes; é perfeitamente normal.
Mas se você tiver longos períodos de RRM em declínio, você deve investigar o que está acontecendo. Os clientes estão saindo a uma taxa maior que o normal? Você não está trazendo tantos clientes novos? Você está perdendo oportunidades de expansão da RRM?
Quanto mais você entende de onde vem sua RRM e como está tendendo, mais fácil é fazer uma estratégia de crescimento. E é aí que ferramentas como Baremetrics são úteis, para permitir que você se aprofunde em seu negócio e vá além de apenas saber quais são suas métricas.
3. Taxa de Execução Anual (TEA)
Taxa de execução anual, ou Receita Recorrente Anual, é sua receita recorrente mensal (RRM) anualizada. É uma previsão de quanto de receita sua empresa gerará anualmente com base em sua RRM atual.
A TEA assume que nada mais mudará em seu negócio ao longo do ano (sem novos clientes, cancelamentos ou receita de expansão).
Como Calcular a RRA
Taxa de Execução Anual = RRM * 12
Por exemplo, se sua RRM atual é de $5.000, sua TEA seria de $60.000.
(5,000 * 12)
A TEA Ajuda a Planejar o Crescimento
Embora a TEA não seja a forma mais precisa de prever quanto de receita você ganhará em um ano, ela pode ajudá-lo a fazer previsões e planejar o crescimento.
Como?
A TEA é baseada em sua RRM atual, assumindo que nada mais mudará pelo resto do ano. Obviamente, as coisas vão mudar. Mas quando você combina sua TEA com sua taxa média de cancelamento e crescimento da RRM, você pode começar a planejar como coisas como novas linhas de produtos, mudanças de preços e campanhas afetarão sua receita.
Também pode ser útil para contratação, decidindo quanto gastar em campanhas de marketing, etc. Ao saber quanto de receita você gerará ao longo do próximo ano, você pode tomar decisões mais inteligentes sobre como crescer. Saiba mais sobre TEA.
4. Receita Média Por Usuário (RMPU)
Receita média por usuário (RMPU) é o valor médio de receita que você ganha de cada um de seus clientes ativos mensalmente. Sua receita recorrente é uma parte vital para garantir um fluxo de caixa sólido e para minimizar sua taxa de consumo.
Como Calcular RMPU
RMPU = Receita Recorrente Mensal / Clientes Ativos
Por exemplo, se sua receita recorrente mensal (RRM) é $100.000,
e você tem 1.000 clientes ativos, sua RMPU é $100.
[$100.000 (RRM) / 1.000 (clientes ativos)]
Observe que a RMPU é calculada com base em clientes ativos, não usuários totais. Um grande erro que as empresas SaaS cometem ao calcular sua RMPU é dividir sua RRM pelo número total de usuários. Mas isso distorce seus dados.
Por quê?
A RMPU é baseada em receita. Como usuários gratuitos não contribuem para sua receita, eles precisam ser excluídos do seu cálculo.
Começando a ver por que "clientes ativos" é uma métrica importante para medir?
RMPU Permite Que Você Conheça Sua Capacidade de Escalabilidade
É fácil focar na RRM como o número de receita chave para seu negócio. Mas a RMPU permite que você se aprofunde em de onde vem sua RRM.
Uma das razões mais óbvias pelas quais você deve rastrear a RMPU é porque ela se correlaciona diretamente com a RRM. Se você conseguir aumentar sua RMPU, aumentará sua RRM (assumindo que você não está perdendo mais clientes do que está ganhando, é claro).
A RMPU também oferece informações sobre a viabilidade de longo prazo e capacidade de escalabilidade de sua empresa.
Por exemplo, com uma RMPU de $5, a escalabilidade será difícil porque você depende de muitos clientes. Quanto mais clientes você tiver, mais recursos precisará dedicar ao suporte e engenharia, e pode ser complicado tornar isso lucrativo.
Por fim, a RMPU ajuda você a se libertar da mentalidade de que precisa de mais clientes para crescer. Quando você começa a pensar em RMPU em vez de apenas RRM e número total de clientes, você perceberá que existem outras maneiras de crescer receita, como upsells e mudanças de preços.
Em outras palavras, em vez de pensar "Como posso vender mais sapatos de $30?", pense "Como posso aumentar o valor do meu sapato de $30 para $50?" ou "Posso vender um limpador de sapato de $20 junto com meus sapatos de $30?" Confira este artigo para saber mais sobre RMPU e como aumentá-la.
5. Cancelamento
Churn é a porcentagem de clientes ou receita perdida durante um período (geralmente mensal).
A maioria das empresas rastreia dois tipos de cancelamento:
- Churn de clientes: Porcentagem de clientes perdidos
- Churn de receita: Porcentagem de receita perdida
Normalmente, quando você ouve empresas SaaS falarem sobre sua "taxa de churn", estão falando sobre customer churn (ou seja, a porcentagem de clientes que perdem mensalmente).
Mas o revenue churn é igualmente, se não mais importante.
O customer churn leva em conta apenas os clientes que cancelaram completamente sua conta (ou seja, não estão mais pagando nada para você). O revenue churn inclui receita perdida de clientes cancelados, downgrades e outras receitas mensais perdidas.
Aqui está uma maneira simples de pensar sobre isso:
- Se você apenas quer saber quantos clientes você está perdendo mês a mês, então o customer churn é um bom número para rastrear.
- Se você quer ver oquanto de MRR você perdeu desses clientes cancelados, então o revenue churn é onde está a resposta.
Como Calcular Churn
Customer Churn = (# de clientes cancelados nos últimos 30 dias / Clientes ativos há 30 dias) x 10
Revenue Churn = (MRR Perdido para Downgrades e Cancelamentos nos últimos 30 dias ÷ MRR de 30 dias atrás) x 100
Se você usa Baremetrics, pode ver um detalhamento do que compõe seu churn. Por exemplo, mostramos seu customer churn discriminado por cancelamentos e clientes não pagantes.

Também mostramos seu revenue churn discriminado por downgrades, cobranças falhadas e cancelamentos para que você possa ver onde está perdendo mais receita.

Se você quer esses dados para seu negócio, experimente Baremetrics gratuitamente aqui.
A Importância de Abordar o Churn
Empresas SaaS e de assinatura dependem de clientes de longo prazo para crescer. Quanto mais tempo você conseguir manter clientes pagando, melhor.
Quando você não consegue controlar seu churn, ele vai corroer sua receita a ponto de seu negócio se tornar insustentável. Não importa quantos novos clientes você consiga adquirir a cada mês, se você não conseguir mantê-los no longo prazo, basicamente você está em uma roda de hamster indo a lugar nenhum.
É por isso que é super importante analisar e reduzir ativamente seu churn. Mesmo se sua taxa de churn for baixa (digamos, 2% ou menos), você deve procurar constantemente por maneiras de mantê-la o mais baixa possível.
Uma taxa de churn de 5-7% é considerada "saudável" para a maioria das empresas SaaS. Uma vez que você começa a atingir mais de 10% de churn mensal regularmente, é um sinal de que algo está errado, e você realmente precisa fazer uma análise profunda do que está acontecendo com seu negócio.
Felizmente, escrevemos extensivamente sobre como analisar e reduzir churn. Então, se estiver interessado, leia estes guias:
- 6 Estratégias Comprovadas para Reduzir Churn (Com Exemplos Reais)
- Análise de Churn: Um Guia de 3 Passos para Analisar Seu Churn
- Como Usar Análise de Coorte para Reduzir Churn e Melhorar Retenção
- 5 Formas de Prevenir o Churn Involuntário em SaaS
6. Contraction MRR
Contraction MRR é MRR perdido de clientes existentes. A receita perdida pode vir de clientes fazendo downgrade de seu plano, reduzindo o número de usuários em seu plano, perdendo seu pagamento, ou qualquer outra coisa que diminua a quantidade de dinheiro que um cliente existente paga para você mensalmente.
Você precisa ter uma coisa em mente, porém. Contraction MRR não inclui clientes que cancelaram. Deve incluir apenas receita perdida de clientes que ainda estão ativos.
Contraction MRR Soa os Alarmes
Contraction MRR é importante porque pode avisar sobre problemas maiores.
Por exemplo, talvez os clientes não estejam obtendo valor suficiente de seus planos com preço mais alto, então estão fazendo downgrade.
Ou se você cobra por usuário, e a maior parte de sua contração vem de pessoas reduzindo o número de usuários em sua conta, pode ser que as pessoas não vejam necessidade de ter várias contas de usuário.
Na maioria dos casos, contração é uma questão de valor. As pessoas não sentem que estão obtendo valor suficiente de sua assinatura atual para justificar o preço (por qualquer motivo), então fazem downgrade ou fazem outras reduções.
A coisa boa, porém, é que elas não cancelaram. Estão obtendo valor suficiente de seu produto para continuar pagando algo para você, então tudo não está perdido. Mas você não deve ignorar clientes que fizeram downgrade.
Há muitos passos que você pode tomar para melhorar seu Contraction MRR.
Comece rastreando quais planos os usuários estão fazendo downgrade com mais frequência. Você pode ver isso em Baremetrics.

Depois de encontrar os planos com mais downgrades, você pode experimentar com o preço, adicionar mais recursos a esse plano, ou substituí-lo por um nível de plano inteiramente novo.
É importante garantir que o tempo médio para valor (TTV) dos clientes seja considerado para aumentar o valor visto mais rapidamente e manter os clientes em seu ponto de preço existente.
Devo notar que alguma contração em MRR é completamente normal. O problema real acontece quando aumenta a cada mês ou até supera sua nova receita.
7. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Custo de aquisição de cliente (CAC) é a quantidade de dinheiro que você gasta para adquirir um novo cliente.
Como Calcular o Custo de Aquisição de Clientes
Para calcular CAC, divida todas as despesas para adquirir clientes pelo número total de clientes adquiridos durante um certo período de tempo. Aqui está a fórmula básica:
Custo de Aquisição de Clientes = Custo para adquirir clientes / número de clientes adquiridos
Algumas empresas diferem no que incluem no número de "custo para adquirir clientes". Algumas incluem tudo, como gastos com publicidade, salários e ferramentas, enquanto outras preferem incluir apenas gastos com anúncios. A primeira é um pouco mais complicada, e a última é um pouco menos detalhada.
Qual quer caminho que você escolha, mantenha-o consistente.
CAC Permite que Você Saiba o Quão Lucrativo Você É
CAC é importante porque ajuda a determinar a lucratividade do seu negócio. Se você está gastando mais para adquirir clientes do que a receita que eles geram, você não está ganhando dinheiro.
Mesmo se seu MRR esteja aumentando a cada mês, você não está ganhando dinheiro a menos que consiga ganhar mais dinheiro dos clientes do que custa adquiri-los.
Simplificando: seu valor vitalício do cliente (LTV) deve ser maior que seu CAC para construir um negócio lucrativo. Esta é sua razão LTV:CAC.
Você tem muitas opções para melhorar sua razão LTV:CAC:
-
Reduza seus gastos com anúncios: Se você usa canais pagos para adquirir novos clientes, esta é uma das maneiras mais fáceis de reduzir seu CAC. Você não necessariamente precisa diminuir seu orçamento de publicidade, mas precisa otimizar seus gastos com anúncios melhorando a qualidade de seus anúncios, melhorando as conversões em seu funil, escolhendo diferentes canais de anúncios ou qualquer outra coisa que permita que você adquira mais clientes por menos dinheiro.
-
Cresça organicamente: Uma boa parte das empresas SaaS (particularmente as iniciantes) não medem seu CAC porque geralmente usam canais de marketing orgânico. Coisas como SEO e boca a boca podem reduzir drasticamente o custo que você tem para adquirir clientes, já que são táticas de marketing de entrada.
-
Mudanças de preço: Se você conseguir ganhar mais dinheiro dos seus clientes, você tem mais flexibilidade sobre quanto pode gastar para adquiri-los. Por exemplo, se duas empresas fazem um produto similar e uma cobra $50/mês enquanto a outra cobra $25/mês, a empresa com preço mais alto pode gastar um pouco mais para adquirir clientes. E mesmo que ambas tenham um CAC de $15, a empresa de $50/mês gera mais receita. Tenha em mente que simplesmente aumentar seus preços não melhorará magicamente sua razão LTV:CAC. Você precisa experimentar para encontrar o ponto ideal para o preço do seu produto.
8. Usuários Ativos Diários
Usuários ativos diários (DAU) são o número de usuários que abrem e interagem com seu aplicativo/software diariamente.
Como calcular usuários ativos diários
Para calcular seu DAU, você precisa começar definindo o que é um usuário ativo. Normalmente, um usuário ativo é alguém que completa uma função/tarefa específica em seu aplicativo.
Por exemplo, um usuário ativo de uma ferramenta de gerenciamento de mídia social pode ser alguém que faz login e compartilha conteúdo. Para uma ferramenta de marketing por email, pode ser alguém que cria uma nova campanha de email. Ou pode ser alguém que usa sua ferramenta por um tempo específico.
Depois de definir um usuário ativo, você pode determinar seu DAU medindo quantas pessoas atendem a esse limiar diariamente.
Por que Rastrear DAUs é Essencial
DAU é importante porque oferece uma compreensão da qualidade dos usuários que você está atraindo. Medir DAU em relação a outras ações, como logins ou usuários totais, se torna muito útil.
Vamos voltar ao exemplo da ferramenta de marketing por email. Sua ferramenta destina-se a pessoas para enviar campanhas de email. Então, se os usuários fazem login em seu produto mas não criam campanhas de email, há uma desconexão em algum lugar.
Ou você não está atraindo as pessoas certas, sua interface de produto precisa de melhorias, seu onboarding não é ótimo, ou algo mais está causando um problema. De qualquer forma, é uma bandeira vermelha que você precisa resolver.
9. MRR de Expansão
MRR de expansão é MRR adicional de clientes existentes. Pode ser de usuários que atualizaram suas contas, compraram um produto complementar, adicionaram usuários adicionais às suas contas ou fizeram qualquer outra coisa que aumente a quantidade de dinheiro que eles pagam a você mensalmente.
Às vezes, você pode construir oportunidades de MRR de expansão diretamente em seu modelo de negócio. Por exemplo, você pode cobrar por assento se vender um produto SaaS B2B voltado para equipes. Conforme a equipe do seu cliente cresce, eles adicionarão usuários adicionais à sua conta, o que cria MRR de expansão para você.
Outra maneira eficaz de aumentar seu MRR de expansão é através de produtos complementares, como fizemos na Baremetrics.
Você pode fazer upsell de clientes criando produtos adicionais que complementem seu produto existente.
Você pode ler mais sobre isso em nosso artigo: Como Melhorar Sua Taxa de Crescimento de RRM (sem novos clientes)
MRR de Expansão é Sua Passagem para o Crescimento
Você pode pensar no MRR de expansão como o oposto do MRR de contração. O MRR de expansão permite que você aumente sua receita sem ter que adquirir novos clientes, então seu crescimento não é 100% dependente de sua capacidade de adquirir novos clientes.
Baremetrics é uma prova viva de como a receita de expansão pode ser impactante para um negócio SaaS. Em qualquer mês, nosso MRR de expansão é maior que nosso MRR de novos clientes (você pode conferir nosso painel ao vivo aqui).

Procure oportunidades para adicionar MRR de expansão através de atualizações, upsells, produtos complementares ou outros canais sempre que possível. É uma maneira conveniente de crescer um negócio SaaS com clientes satisfeitos.
10. Valor Vitalício (LTV)
Você pode não conseguir quantificar o valor que obtém de seus relacionamentos na vida real, mas você consegue no mundo SaaS.
Valor da vida útil do cliente (LTV) estima quanto de receita você gerará do cliente médio antes que ele deixe de usar o serviço.
Como calcular o valor vitalício
Valor vitalício (LTV) = MRR mensal médio por cliente / Taxa de Churn do Usuário
Se você usa Baremetrics, você pode rastrear seu LTV ao longo do tempo:

Você também pode ver o LTV de qualquer um de seus clientes:

LTV Ajuda a Quantificar Relacionamentos com Clientes
Mencionamos isso antes, mas uma das principais maneiras que as empresas SaaS usam LTV é para determinar quanto elas devem gastar para adquirir um novo cliente. Idealmente, seu LTV deve ser maior que seu CAC. Lembra de sua razão LTV:CAC?
Uma razão LTV para CAC de 3:1 é considerada o "padrão" em SaaS. Ou seja, se seu CAC médio é $100, você deve ganhar pelo menos $300 de cada cliente antes que ele deixe de usar o serviço.
Se seu CAC é maior que seu LTV, ou você apenas quer aumentar seu LTV, há muitas coisas que você pode fazer:
- Ajuste seu preço
- Reduza seu tempo de churn
- Otimize seu CAC
- Aumente seu MRR de expansão
Confira este artigo para aprender mais sobre LTV: Como Calcular o Valor Vitalício do Cliente
11. Razão Rápida
Analisar suas métricas de SaaS e estudar os números é algo que todo fundador deveria fazer. Mas às vezes, você só quer uma rápida visualização de como as coisas estão indo e sua trajetória de crescimento. É quando seu Índice Rápido de SaaS pode ser útil.
O Índice Rápido é um número que mostra como sua empresa está crescendo eficientemente com sua receita atual e taxa de churn. Geralmente, quanto maior seu Índice Rápido, mais eficientemente você pode fazer crescer seu negócio de SaaS.
Como calcular o Índice Rápido de SaaS
Índice Rápido =
(MRR Novo + MRR de Expansão) / (MRR de Contração + MRR de Churn)
- MRR Novo: MRR de novos clientes
- MRR Expansão: MRR adicional de clientes existentes (ou seja, upgrades)
- MRR Contração: MRR perdido de clientes existentes (ou seja, downgrades)
- MRR Rotatividade: MRR perdido de clientes que cancelaram
Meça se o Crescimento é Sustentável
O objetivo do Índice Rápido é mostrar a você como seu crescimento é eficiente e sustentável. A melhor maneira de demonstrar o valor do Índice Rápido é com um exemplo. Vou tomar emprestado um de este artigo.
Vamos pegar três empresas com crescimento líquido de MRR de $10.000.
|
Exemplo de Índice Rápido |
|||
|---|---|---|---|
|
|
MRR Novo + Expansão |
Churn + Contração de MRR |
Médio |
|
Empresa 1 |
$12,000 |
$2,000 |
6 |
|
Empresa 2 |
$15,000 |
$5,000 |
3 |
|
Empresa 3 |
$20,000 |
$10,000 |
2 |
|
Empresa 4 |
$50,000 |
$40,000 |
1.25 |
Embora cada empresa tenha um MRR líquido de $10.000, a forma como chegam lá difere muito. A Empresa 1 tem o cenário ideal porque está trazendo muito mais MRR do que está perdendo a cada mês.
Embora a Empresa 4 tenha mais MRR entrando, o churn está corroendo seu crescimento. Provavelmente está a poucos clientes cancelados de não ganhar dinheiro algum. Portanto, tem muito menos margem de manobra do que as outras empresas.
Seu Índice Rápido não deveria ser o fim de tudo para sua empresa, já que muitos fatores influenciam nele. Mas pode lhe dar um bom vislumbre de para onde sua empresa está indo, especialmente quando você o mede ao longo do tempo.
Concentre-se nas Métricas de SaaS que Mais Importam
Como disse no começo, você poderia medir uma longa lista de métricas de SaaS. Porém, a realidade é que muitas delas não são coisas em que a empresa média de SaaS agirá.
As métricas que abordamos aqui são um ótimo lugar para começar. Se você rastreá-las e analisá-las regularmente, elas lhe darão insights incríveis sobre como sua empresa está indo hoje, além de quais passos você precisa tomar para crescer no futuro. 🚀
Cansado de perder tempo com planilhas? Obtenha um avaliação gratuita do Baremetrics hoje!