Produto

RECOMENDADO

TESTE GRATUITO

Integrações

CONEXÕES UNIFICADAS

Visualize todas as suas assinaturas juntas para fornecer uma visão holística da saúde de suas empresas.

Recursos

Quais Métricas o Baremetrics Monitora?

Por Jacci Keefe em 06 de junho de 2021
Última atualização em 23 de abril de 2026

Baremetrics rastreia 28 métricas-chave de assinatura com 8 recursos poderosos de aumento de dados para ajudá-lo a analisar esses dados e obter insights mais profundos.

Quer ver o Baremetrics em ação?

  • Avaliação Gratuita: Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 14 dias do Baremetrics para experimentar como ele rastreia a saúde da sua assinatura em primeira mão.
  • Demonstração ao Vivo: Explore nossa conta de demonstração aberta para ver como os painéis do Baremetrics visualizam seus dados para uma compreensão clara.
  • O time Baremetrics é repleto de gurus de métricas e veteranos de SaaS! Eles o ajudarão a entender seus dados e desbloquear todo o potencial do seu negócio de assinatura. Entre em contato em hello@baremetrics.com ou use o chat abaixo para se conectar.

A seguir está um detalhamento detalhado das métricas que Baremetrics rastreia e das ferramentas adicionais integradas à plataforma para ajudá-lo a analisar esses dados. Lembre-se, as possibilidades de usar essas informações para otimizar seu negócio de assinatura vão muito além do que podemos cobrir aqui!

Métricas de Receita

Receita Recorrente Mensal (MRR)

Receita Recorrente Mensal é toda a sua receita recorrente normalizada em um valor mensal. Analise por geografia do cliente, tipo de plano e muito mais. Defina metas claras para o crescimento da sua receita, com a flexibilidade de ajustá-las conforme necessário. Não perca nenhuma batida – faça anotações diretamente no gráfico para lembrar eventos-chave como lançamentos de produtos, permitindo que você visualize seu sucesso e rastreie facilmente a saúde geral do seu negócio em um relance.

Taxa de Execução Anual (ARR)

Taxa Anual de Execução mostra sua receita atual projetada para os próximos 12 meses. Assume que nada mudará no próximo ano. Em outras palavras, ele não considera novos clientes se juntando (aquisições), clientes existentes saindo (churn) e nenhum aumento na atividade comercial (expansões). Embora este cenário seja improvável, ele fornece uma linha de base para os proprietários de negócios avaliarem o desempenho ao longo de um ano.

  • Receita Anual Recorrente = (RRM * 12)

Receita Líquida 

Esta métrica mostra o dinheiro real recebido diariamente. Inclui todos os pagamentos, não apenas aqueles de assinaturas. 

  • Receita Líquida = Volume Bruto (Recorrente e Não Recorrente) – Reembolsos

Taxa de Crescimento de MRR 

Esta métrica é a mudança percentual na RRM de um mês para o próximo. Pode ser calculada em qualquer período, como diário, semanal, mensal ou anual.

  • Taxa de crescimento de RRM = (RRM de Hoje / RRM de 30 dias atrás) -1, x100 e arredondado.

Outra Receita  

Esta métrica contabiliza todas as cobranças únicas que seu negócio recebe. Por exemplo, cobranças de uso, excedentes e qualquer pagamento não vinculado a uma assinatura. Essas informações também podem ser adicionadas manualmente através da API do Baremetrics.

Médio

Em SaaS, a Taxa Rápida expressa uma medida básica da taxa de crescimento de uma empresa. Refere-se a um valor baseado no crescimento de RRM comparado ao churn de RRM. Se sua Taxa Rápida for menor que 1, seu negócio está encolhendo. Se sua Taxa Rápida estiver entre 1 e 4, você está crescendo a uma taxa saudável. Se sua Taxa Rápida for maior que 4, você está crescendo rapidamente.

  • Taxa Rápida = (RRM Novo + RRM de Expansão + RRM de Reativação) / (RRM de Contração + RRM de Churn)

(A Taxa Rápida de SaaS não deve ser confundida com outros tipos de "Taxas Rápidas" usadas em análise financeira, como a métrica de análise financeira usada para medir a liquidez de curto prazo de uma empresa.)

Movimentos de RRM

Assinaturas Ativas

Esta métrica fornece uma contagem abrangente de suas assinaturas ativas pagas. Além disso, você pode explorar e exportar detalhamentos detalhados das distribuições de clientes em vários planos, permitindo insights mais direcionados sobre sua base de clientes e suas preferências de plano.

Novas Assinaturas

Esta métrica rastreia novas inscrições dentro de um intervalo de datas que você escolhe. Você pode vê-las por dia, semana ou mês. Também mostra os dias da semana com mais inscrições. Use isso para aumentar conversões! Ao agendar campanhas de e-mail direcionadas para esses dias de pico, você pode alcançar mais clientes em potencial quando estão mais interessados. Isso pode levar a uma taxa de conversão mais alta (mais testes em clientes pagantes).

Quantidades de Plano 

Esta métrica é crucial se você oferece um modelo de 'licenciamento por assento', onde clientes assinam em múltiplos ou por assento. Sob este modelo, os custos aumentam linearmente, significando que uma assinatura para 10 usuários incorre em um custo 10 vezes o preço base. Esta métrica agrega o número total de entidades com assinatura (contagem de clientes) e o número total de assentos em todos os assinantes (quantidade de assinatura). Esta métrica combinada é benéfica na avaliação da popularidade do plano, mostrando quais assinaturas têm a maior quantidade de assentos. Tais insights podem guiar decisões estratégicas sobre preços e otimização de planos.

Atualizações

Esta métrica rastreia instâncias em que os clientes aumentam seus gastos com seu negócio. Isso abrange tanto atualizações para planos mais caros quanto aumentos automáticos de preço após expiração de cupom. Analise os dados por dia ou semana para identificar tendências e defina metas diretamente na plataforma para direcionar melhorias específicas no valor vitalício do cliente!

Rebaixamentos 

Esta métrica identifica clientes que mudam de uma assinatura de nível superior para um plano de menor custo. Isso pode abranger downgrades para planos mais baratos, reduções em recursos ou licenças de assento, ou até mesmo transição de uma assinatura mensal para anual (que tecnicamente reduz o custo recorrente). Embora os downgrades possam levantar preocupações sobre churn, é importante lembrar que nem sempre sinalizam insatisfação. Alguns clientes podem exigir um conjunto de recursos diferente ou achar um plano anual mais acessível ao orçamento.

Cobranças Falhadas

Esta métrica sinaliza qualquer tentativa de pagamento falhada pelo seu provedor nos últimos 30 dias. Atua como um sistema de alerta antecipado, destacando possível receita em risco. A tabela "em risco" fornece insights ao identificar clientes com cartões de crédito em breve vencimento. Isso permite que você se aproxime proativamente e atualize suas informações de pagamento, minimizando outras interrupções. Você pode resolver prontamente esses pagamentos falhados usando Recuperar para recuperar alguns desses fundos faltantes de volta às mãos do negócio.

Reembolsos

A métrica de Reembolsos mostra o dinheiro que você devolveu aos seus clientes através de um reembolso. Esta métrica não não impacta sua RRM. Os reembolsos são calculados diretamente em sua tabela de despesas e os intervalos de datas mostram quando os reembolsos foram emitidos.

Cupons 

Esta métrica exibe a quantidade de dinheiro que você está "perdendo" devido a cupons aplicados a assinantes ativos.

Informações do Cliente

Receita Média por Usuário (ARPU)

Receita Média Por Usuário é uma métrica-chave que informa quanto dinheiro você está gerando, em média, de cada cliente ativo durante um período específico. 

  • RAPU = Receita Mensal Recorrente / Clientes Ativos

Esta métrica fornece um instantâneo valioso das suas tendências de receita e do valor geral de seus clientes. Ao analisar RAPU em diferentes grupos de clientes, você identificará quais segmentos são mais lucrativos e potencialmente requerem ajustes estratégicos. 

Preço Médio de Venda (PAV)

Preço Médio de Venda ou PAV é apresentado como um número contínuo de 30 dias. Isso significa que é atualizado diariamente para refletir o preço médio de venda com base nos dados dos últimos 30 dias, fornecendo uma visão constantemente atualizada do seu desempenho de vendas.

  • Para calcular PAV, divida a RRM total gerada por novos clientes pelo número de novos clientes.
  • Por exemplo, se uma empresa de SaaS ganha $1.000 de 10 novos clientes, o PAV é $100 ($1.000 dividido por 10).

Valor do Ciclo de Vida (LTV)

Quanto seus clientes ganham para você antes de fazer churn? VLC é a receita total que um negócio pode razoavelmente esperar de um único cliente durante seu relacionamento. Ajuda a entender o valor de longo prazo dos relacionamentos com clientes, orientando decisões sobre aquisição de clientes, estratégias de retenção e alocação de recursos. Ao analisar VLC, você pode avaliar quanto deve investir em adquirir novos clientes e manter os existentes.

  • VLC = Receita Mensal Recorrente Média Por Cliente / Taxa de Churn do Usuário

Novos Clientes

Esta métrica mostra clientes que vêm de um plano gratuito, uma avaliação ou nenhum plano diretamente para um plano pago. Pense nisso como "Novos Clientes Pagantes". Esta métrica também mostra qual plano eles selecionaram e se/quanto um cupom é aplicado.

Clientes Ativos 

Esta métrica mostra clientes que estão ativos e pagando ativamente. Não inclui pessoas em um plano gratuito, avaliação, clientes que estão inadimplentes ou pessoas que pagaram por uma compra única, mas não uma assinatura recorrente.

Clientes com Churn

Estes são os clientes que pararam de usar os serviços da sua empresa. Veja sua RRM perdida e o VLC do cliente que saiu aqui. Esta seria uma ótima oportunidade para entrar em contato com um cupom para tentar recuperá-los ou, mais importante, para obter feedback sobre como você pode melhorar seu serviço.

Reativações

Reativações são quando um cliente anterior de uma avaliação ou assinatura paga percebe como você é incrível e volta!

Churn

Churn de Usuário 

Churn de Usuários é uma porcentagem que mostra o número de clientes que saíram no período anterior de 30 dias em relação à sua contagem total de clientes de 30 dias atrás.

  • Churn de Usuários = (Clientes Cancelados nos últimos 30 dias / Clientes Ativos 30 dias atrás) x 100

Churn de Receita

Churn de Receita é uma porcentagem que mostra o valor de MRR perdido nos últimos 30 dias em relação ao seu MRR total de 30 dias atrás.

  • Churn de Receita = (MRR Perdida por Reduções & Cancelamentos nos últimos 30 dias / MRR 30 dias atrás) x 100

Churn de Receita Líquida

Churn de Receita Líquida mostra a receita perdida por cancelamentos e reduções.

  • Churn de Receita Líquida = (MRR com Churn – MRR de Expansão) / MRR Inicial 30 dias atrás x 100

Retenção de Receita Líquida (NRR)

Retenção de Receita Líquida é a medida de receita mantida de clientes existentes, levando em conta qualquer expansão (ou seja, vendas adicionais ou vendas cruzadas) e contrações (ou seja, churn ou reduções). Reflete a capacidade de reter e potencialmente aumentar a receita dos clientes existentes.

  • NRR = 100% − ((MRR com Churn - MRR de Expansão) ÷ MRR Inicial 30 dias atrás x 100)

Assinaturas com Churn

Isso mostra os assinantes que reduziram de uma assinatura para um plano gratuito, bem como cancelamentos reais (as pessoas que não estão mais pagando você). Essas informações o mostrarão ótimas oportunidades para entrar em contato e recuperar alguns clientes e coletar algumas informações.

 

Recursos de Aumento de Receita

Previsão

Previsão é sua ferramenta para modelar suas métricas no futuro para que você tenha uma ideia melhor de como suas métricas se parecerão.

Trial Insights

Trial Insights permite que você monitore o comportamento de clientes durante seus testes. Veja Taxa de Conversão, Duração Média do Teste, Testes Ativos, Novos Testes e Testes Convertidos para qualquer ponto no tempo. 

Enriquecimento

Enriquecimento permite que você facilmente insira dados de terceiros sobre seus clientes para ampliar os perfis de seus clientes no Baremetrics.

Benchmarks

Benchmarks é uma ferramenta que permite comparar suas métricas com outras empresas do seu tamanho ou setor diretamente no painel do Baremetrics.

People Insights

People Insights extrai informações sobre seus clientes da internet para que você possa usar informações de criação de perfil mais profundas, como seu país, tamanho da empresa, informações do LinkedIn e muito mais. 

Recuperar

Recuperar é uma ferramenta automática de cobrança que entra em contato com seus clientes que tiveram pagamentos rejeitados, os direciona com cópia personalizada e os incentiva a atualizar suas informações de cartão de crédito.

Segmentação

Segmentação permite que você analise segmentos específicos de sua base de clientes. Por exemplo, você pode ver clientes com churn pelo plano que estão usando. Isso ajuda você a entender quais planos estão funcionando para seus clientes e quais não estão.

Insights de Cancelamento

Insights de Cancelamento é uma ferramenta que entra em contato automaticamente com clientes que cancelam e os incentiva a se comunicar sobre por que cancelaram. Até mesmo os incentiva a se inscrever para uma ligação para discutir sua situação com um de seus colegas.

Conclusão

Se você quiser saber essas métricas sobre seus clientes, inscreva-se no versão gratuita do Baremetrics! Você pode ver tudo o que deseja saber sobre seus clientes e até obter mais dos seus dados com nossos recursos extras

Jacci Keefe

Jacci se concentra diligentemente em priorizar cada cliente individual do Baremetrics, buscando elevar nosso time de Customer Success aos primeiros lugares da indústria. Seu objetivo final é estabelecer uma excelência incomparável no suporte ao cliente.